CRIANÇAS AUTISTAS NA QUARENTENA | ULTRABOX
CRIANÇAS AUTISTAS NA QUARENTENA

DICAS PARA CRIANÇAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DURANTE A QUARENTENA

Abril Azul é o mês de conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como estamos em um período de isolamento social, devido ao combate contra o Coronavírus, os pais de crianças no transtorno do espectro autista estão com um desafio dentro de casa. Isto porque indivíduos que estão no espectro não reagem muito bem a mudanças em suas rotinas. Pensando nisso, sugerimos BIG dicas que podem ajudar as famílias que estão precisando lidar com essa questão durante a quarentena. Confira:

ULTRA_AUTISMO_01

Crie Jogos e Brincadeiras

É importante encontrar atividades que sejam adequadas para a criança e para a família, respeitando o tempo, comprometimento e orientações necessários para realizá-las. As possibilidades vão desde coisas mais simples, como montar um quebra-cabeças, a coisas mais elaboradas, como uma caça ao tesouro. Vale ressaltar que as atividades são essenciais para desenvolver habilidades, mas deve haver um equilíbrio, com períodos para a criança descansar ou realizar outras ações mais relaxantes, como ver televisão.

Mantenha Rotinas

Crie uma rotina, com horários pré-definidos de despertar, refeições, atividades motoras, atividades relaxantes, hora do banho, etc. Desenhe uma espécie de cronograma e procure ao máximo segui-lo.

Inclua a criança nas tarefas domiciliares

Delegue tarefas importantes para o cotidiano, conforme a idade, como arrumar a cama, separar a roupa suja, entre outros. Opções de receitas de preparo fácil, como pães, bolos, biscoito, gelatina, picolé e vitaminas.

Mantenha a comunicação clara

Tente explicar para as crianças o que está acontecendo e por que é necessário ficar em casa nesse momento. Para que elas compreendam melhor é necessário, além da voz, utilizar outros recursos, como desenhos, imagens e colagens.

 

Fontes: Portal Terra e Portal Drauzio Varella