Queijo: saudável, delicioso, prático! | ULTRABOX
Queijo: saudável, delicioso, prático!

A variedade é grande e as opções, aqui no ULTRABOX, nunca faltam. Os queijos são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, além disso podem trazer diversos benefícios para a nossa saúde.

 

Ele cai super bem no café da manhã, naquela saladinha refrescante para aliviar esse calor e na tradicional sobremesa mineira com doce de leite ou goiabada. Sem contar que é uma excelente escolha para refeições mais gourmet, acompanhado de um bom vinho ou daquelas cervejas especiais.

 

Pensando nisso, trouxemos os principais tipos de queijos disponíveis atualmente, suas especialidades e combinações:

 

 

Brie

 

 

O brie é originário da região que leva seu nome, a leste de Paris. Produzido com leite de vaca, tem casca aveludada e a massa macia que pode variar do sabor suave ao intenso, dependendo do grau de maturação.

 

Pode ser combinado com diversos pães, tábuas de queijo, chocolates e harmoniza com vinho de uvas brancas, como Sauvignon Blanc ou Chardonnay. Além disso, acompanha muito bem com geleias, principalmente de frutas vermelhas.

 

 

Gorgonzola

 

 

Tem origem na Itália e com aparência estranha para muitos, por causa da presença de fungos. Ele é levemente frutado, salgado e picante ao mesmo tempo. Contém uma consistência macia, que derrete na boca.

 

Na tábua de queijos, combina com sabores adocicados, como uva, pera, figo, damasco, mel e um bom vinho do Porto. Em receitas, vai bem na salada com nozes, em sopas cremosas, risotos, patês, molhos, massas, carnes e harmoniza com vinhos mais encorpados e secos, como o Malbec ou o Cabernet Sauvignon.

 

 

Mussarela

 

 

O queridinho de muitas pessoas: o queijo mussarela. Seu sabor é fresco e realçado, agradavelmente ácido e, quando fresco, sua textura é macia. 

 

Pode ser consumido frio, puro, em saladas, sanduíches, pizzas e diversos tipos de receitas. Sem contar que vai super bem com vinhos brancos sem muita intensidade, como um Sauvignon Blanc e um Chardonnay. E, claro, não podemos esquecer que também harmoniza deliciosamente com cervejas mais leves, como as de trigo, dos estilos Weizen e Witbier.

 

 

Parmesão

 

 

Ele é de origem italiana e possui um sabor picante, textura levemente cristalizada e cor amarelada. Seu consumo puro é ideal para acompanhar vinhos encorpados no inverno ou cervejas no verão. É indicado também para gratinar receitas de massas e ralado para realçar o sabor de molhos.

 

 

Prato

 

 

Esse queijo é 100% brasileiro, desenvolvido por dinamarqueses que imigraram para o sul de Minas Gerais. A massa é de consistência firme, amarelada e seu sabor é suave, frutado e ligeiramente adocicado. Devido à sua facilidade em derreter, é muito utilizado em sanduíches e lanches quentes. 

 

E você, qual é o tipo de queijo que não pode faltar na sua casa?
Compartilhe conosco!