5 PASSOS PARA O COLARINHO PERFEITO | ULTRABOX
5 PASSOS PARA O COLARINHO PERFEITO

Na hora de tomar uma cerveja, tem quem prefira com colarinho alto, afinal essa camada de espuma, o dióxido de carbono que fica por ali, tem um sabor característico. Mas controlar essas bolhas não é tarefa pra qualquer um.

#1 – Escolha um copo limpo

Se o copo estiver sujo ou arranhado, você vai perder de cara o controle de bolhas de CO2, a espuma da cerveja. Uma solução rápida é lavar o copo com água fria, isso vai mascarar o processo de nucleação (quando impurezas ou agentes estranhos perturbam o equilíbrio de uma solução), reduzindo o número de bolhas.

 

#2 – Incline o copo a 45º

Essa é clássica, acredito que todo mundo já ouviu falar. A explicação científica pra isso é que dessa forma cria um menor espaço entre o interior do copo e a parte superior da latinha (ou garrafa), evitando a entrada de ar no líquido, onde a nucleação acontece. Coloque a bebida suavemente para evitar respingos.

#3 – Vire o copo suavemente na vertical

Não vire seu copo para a posição normal de forma brusca, quando o copo estiver quase cheio (deixe espaço para o colarinho perfeito), vire-o suavemente para a vertical enquanto coloca a bebida, sempre evitando a tal da nucleação.

#4 – Coloque o restante da bebida no centro do copo

Agora o grande segredo, complete o copo colocando a bebida no centro, faça esse procedimento de uma vez mas com cuidado pra não respingar ou perder o controle da espuma. O ar dessa vez é seu amigo, pois a nucleação aqui é bem vinda, ao contrário de bolhas que logo sumiriam, você acaba de criar uma espuma densa de longa duração.

#5 – Não perca o colarinho

A espuma contribui em muitos sabores delicados à sua cerveja. Então controle seus goles para garantir a liberação de aromas enquanto bebe. Beba em pequenas quantidades.

Saúde!

Fonte: Almanaquesos