APRENDA A FORMA CORRETA DE GELAR O ESPUMANTE | ULTRABOX
APRENDA A FORMA CORRETA DE GELAR O ESPUMANTE

Festas de fim de ano chegando, família e amigos reunidos, comida e um bom espumante gelado, certo? Bom, com exceção da família, dos amigos e da comida, nem sempre é assim. O espumante não fica devidamente gelado e tudo por conta de um erro muito simples.

O que muitas pessoas não sabem, é que não se deve resfriar o espumante no freezer. Em primeiro lugar, porque demora mais do que no balde de gelo, em segundo, porque a rolha perde a elasticidade e pode causar acidentes como o descrito acima. Além disso, alguns enólogos consideram que o choque, a -20ºC, pode alterar as características do espumante.

A melhor maneira de resfriar o espumante é coloca-lo em um balde de água com gelo (na proporção meio-a-meio), mantendo a rolha para fora do balde. Em 25-30 minutos, ele estará gelado. É importante lembrar que, antes dele ficar gelado, deve-se incliná-lo algumas vezes, para que o líquido próximo ao gargalo seja misturado com o do fundo da garrafa, permitindo um resfriamento por igual.

Se quiser resfriar um pouco mais rápido, pode colocar um pouco de sal no balde. Isso altera o ponto de fusão da água e permite que você tenha água mais gelada, sem que ela vire gelo.

Com tudo isso, será possível ter um espumante mais gelado e mais rápido, além de diminuir a chance de acidentes, desde que a rolha seja aberta da maneira correta.

Fonte: Universo Jatobá