COMO ORGANIZAR AS TAÇAS DE VINHO À MESA | ULTRABOX
COMO ORGANIZAR AS TAÇAS DE VINHO À MESA

Usar a taça certa para apreciar um vinho conforme suas características torna a degustação da bebida muito mais prazerosa. As formas e os materiais com os quais são fabricadas e até mesmo a maneira como seguramos as taças de vinho influenciam na aparência, no odor e no sabor da bebida.

Apaixonados por vinhos no mundo inteiro ajudaram a desenvolver diversos modelos de taças buscando intensificar a percepção de aromas e sabores da bebida. O resultado foi a criação de taças específicas cujas formas levam em consideração as características de cada tipo de vinho.

Rodolfo Chaves, ex-sommelier da empresa Casa Flora Importadora e profissional do setor de importação e distribuição de vinhos e alimentos, explica a relação entre o formato da taça e a degustação do vinho.“Dependendo da estrutura do vinho e de sua riqueza de aromas e sabores, seu contato com o oxigênio resultará em efeitos diferentes relacionados ao diâmetro da taça. Isso se chama oxigenação da bebida e tem como consequência a liberação de aromas e abertura de sabores”, explica o profissional.

Outro aspecto a ser observado, segundo Rodolfo, é o contato entre a bebida e as papilas gustativas. A forma da taça influencia diretamente na maneira como despejamos o vinho na boca e, consequentemente, em qual das diferentes partes de nossa língua o líquido atingirá antes. Isso faz com que alguns sabores do vinho se destaquem primeiro, modificando assim a percepção de seu gosto.

As taças de vinho mais populares

Para vinhos espumantes: em formato de tulipa, são estreitas e altas para que a espuma possa expandir sem derramar.

Para vinhos tintos: são arredondadas e sua abertura é maior para que a bebida entre em contato com uma superfície maior da boca. Além disso, a boca da taça é mais estreita do que o corpo, porque esta estrutura favorece a concentração dos aromas.

Para vinhos brancos: são menores do que as taças para vinhos tintos. Possuem aberturas largas para que o vinho tenha maior contato com o ar do ambiente e libere seus aromas.

Como dispor as taças à mesa

Dispor corretamente os utensílios à mesa não é uma questão apenas de elegância e etiqueta, pois os utensílios ficam distribuídos de modo a facilitar o uso. “Os destros têm maior coordenação com a mão direita, portanto empunham a faca com maior habilidade com essa mão, o que determina o posicionamento da faca sobre a mesa. Os utensílios que requerem menor destreza ficam à esquerda”, diz Agni Melo, demonstrando o aspecto prático da organização.

Segundo o sommelier Rodolfo Chaves, é possível até mesmo decifrar o que será servido e qual será a sequência dos pratos, apenas analisando a disposição dos talheres e taças sobre a mesa.

Na hora de arrumar a mesa é importante seguir a ordem em que os pratos serão servidos. A taça de água, por exemplo, deve ficar à direita. Em seguida, devem vir sucessivamente a taça do espumante, a taça para vinho branco e, finalmente, a taça utilizada para tomar vinho tinto. “Mas, se o prato que combina com o tinto for servido antes do prato que harmoniza com o vinho branco, é bom inverter a ordem”, ensina Caroline Michel, gerente da empresa AW Comunicação especializada em treinamentos em comunicação e etiqueta.

Caroline lembra ainda que as taças ideais para vinhos são aquelas feitas de vidro transparente ou cristal.“É muito importante que na hora do consumo as pessoas consigam visualizar a bebida”, ressalta. Os especialistas afirmam que a maneira correta de segurar a taça de vinho é pela haste, sem tocar no “corpo” da taça para evitar que o calor liberado pelas mãos altere a temperatura da bebida.

 

Fonte: BBEL