Foi preparar aquele churrasco e no fim a carne ficou dura? Isso pode ter acontecido por você não ter utilizado a faca mais adequada. Veja algumas dicas que preparamos para ajudar você a escolher a melhor.
Para começar, vamos à escolha do material: prefira facas de aço forjado, que são feitas de uma peça única de aço, mais pesadas e cujo cabo dificilmente se solta da lâmina. Além disso, facas inox (de aço inoxidável) são uma boa pedida para não ter de ficar se preocupando com a ferrugem.
Para garantir uma carne bem cortada, prefira facas de lâmina lisa, já que as com serra rasgam as fibras da carne. Também, o tamanho do utensílio é determinado pelo tipo de peça de carne a ser cortada.
Por exemplo, se você for cortar uma costela de porco pequena, uma faca menor será mais eficiente. Sem falar que existem modelos mais específicos para desossar e outras para fatiar.
Uma faca média, para não errar, tem entre 35 e 45 cm. Você pode comprar um modelo especial dessa medida, mas, não esqueça que o ideal é possuir de 2 a 3 peças, que durarão mais tempo e servirão para fins distintos, por exemplo, cortar temperos e aperitivos. No nosso site você encontra diversas opções de artigos para churrasco, como kits, tábuas e grelhas.
Dicas de como usar facas para churrasco:
- Corte sobre uma superfície adequada. A escolha da tábua ideal para churrasco faz a diferença.
- Evite bater com a parte do fio para quebrar ossos. São as costas da faca que servem para isso.
- Jamais, use sua faca como alavanca ou para desparafusar.
- Para saborear um pedaço bem macio, faça o corte no sentido contrário às fibras, ou seja, na transversal.
- Para facas que não são de aço inoxidável: mantenha-as sempre bem secas e passe uma gordura, como sebo de ovelha (facas mais campeiras) e vaselina sólida (uso geral) antes de guardá-las.
Fonte: Colombo