Um bom caldo costuma chamar atenção de várias pessoas, independente da região, porém nem sempre é possível encontrar locais onde esse tipo de alimento é servido e muito menos um restaurante exclusivo para o consumo de caldos, portanto aqui abre-se uma oportunidade de ouro para os novos empreendedores que buscam ideias para investir atualmente.
Estrutura e local ideal para um restaurante de caldos
Naturalmente esse será um negócio comum como um restaurante, uma pizzariaou algo do tipo, portanto será fundamental estar posicionado em um local de fácil acesso e com uma boa visibilidade para conseguir atingir o seu público alvo. Lugares como nas proximidades de outros restaurantes, em praças bem movimentadas ou em bairros tradicionais de sua cidade que atraem uma grande quantidade de pessoas, pode ser uma excelente opção para instalar seu negócio, visto que terá uma maior presença e consequentemente um destaque na área, principalmente se não existir outras casas de caldo em sua cidade.
Uma das coisas que você deverá levar muito em consideração é o espaço interno do seu restaurante, afinal é necessário ter um espaço apropriado tanto para o preparo dos alimentos quanto para acomodar seus clientes com qualidade. Então é necessário montar uma cozinha, um balcão amplo onde será feito o atendimento e estocará as bebidas mais ao fundo, precisará ter pelo menos 2 banheiros e um salão amplo onde irá colocar as mesas e cadeiras. Foque em oferecer um ambiente bem iluminado, ventilado, poderá instalar uma TV ou mesmo disponibilizar acesso a internet grátis, pois esses são alguns atrativos interessantes para oferecer ao seu público alvo.
Como montar uma casa de caldos?
Uma das coisas mais importantes para você que ainda não sabe como montar uma casa de caldos será definir o seu cardápio e outros tipos de alimentos que serão servidos no seu restaurante. Com isso, é possível servir caldo de frango, caldo de mandioca, caldo de peixes, caldo de mocotó, caldo de carnes, caldo de camarão e outros mariscos, além disso você poderá servir saladas para acompanhar o pedido e sopas para quem deseja consumir algo além dos caldos. Quem vai investir nesse negócio também deverá disponibilizar alguns tipos de bebidas no local, mesmo sabendo que a maior procura será pelos caldos, ainda vale a pena vender refrigerantes, água mineral e cerveja.
De todo modo, para que sua casa de caldos consiga operar de forma eficiente e com o máximo de sucesso, é necessário ter uma equipe pronta para realizar as atividades necessárias no dia a dia (afinal você sozinho não dará conta de tudo). Então será preciso ter 2 pessoas para trabalhar na cozinha, 2 garçons, uma pessoa responsável pelo caixa e uma para ficar no balcão de bebidas, sendo que você cuidará da parte administrativa e auxiliará em todos os detalhes necessários que forem aparecendo.
Legalização de uma casa de caldos
Não tem como montar um restaurante de caldos sem avaliar as condições burocráticas do mercado, afinal esse é um negócio voltado para o comércio de produtos alimentícios e existem normas para quem vai trabalhar nesse ramo. As questões de higiene são sempre muito importantes e você precisará ter um nível de qualidade alto na higiene dos seus alimentos, na higiene interna e até mesmo dos próprios funcionários, tanto que é válido investir em um curso de higiene e manipulação de alimentos antes mesmo de começar trabalhar na sua nova casa de caldos.
Se tratando da legalização, será necessário dar entrada para efetuar o registro na Junta Comercial, obter seu CNPJ na Receita Federal, solicitar a licença da prefeitura municipal e da vigilância sanitária, além de outras etapas necessárias para abrir seu próprio negócio. Em todo caso, ter o auxilio de um contador será fundamental desde o inicio, pois ele cuidará de boa parte disso para você e ainda lhe auxiliará na parte contábil do negócio.
Equipamentos e acessórios para uma casa de caldos
A compra de alguns equipamentos será algo inevitável e se você quer saber como montar uma casa de caldos de sucesso, com certeza vai precisar adquirir bons equipamentos e acessórios para lhe auxiliar nos trabalhos diários. Veja a seguir alguns itens necessários para seu negócio:
- Fogão industrial
- Freezers
- Tachos e panelas diversas para preparo dos caldos
- Prateleiras para organizar alguns utensílios
- Comprará um balcão amplo
- Mesas e cadeiras
Além desses itens, com certeza você ainda precisará adquirir outros mais e o meu conselho é que procure empresas que vendem móveis e equipamentos para restaurantes, faça sua própria pesquisa e comece estruturar seu novo negócio.
Fonte: Montar um negócio