ORGANIZE SUA GELADEIRA | ULTRABOX
ORGANIZE SUA GELADEIRA

Uma geladeira organizada é sinônimo de boa qualidade de vida. Além de higiene, a organização representa uma significante economia para o seu bolso e mais saúde para sua família.

Por isso, quando comprar um alimento, informe-se sobre o prazo de validade e também a temperatura a qual ele deve ser armazenado. Lembre-se que uma temperatura de refrigeração adequada deve ser de no mínimo 4°c e a de congelamento é de mínimo -18°c.

Para começar sua organização, verifique se todos os alimentos que irão para sua geladeira estão limpos e armazenados em potes adequados.

Todos os alimentos que forem guardados na geladeira precisam estar higienizados. Até algum tempo atrás, orientávamos que os vidros, potes e latas de alimentos trazidos do mercado, fossem lavados em água corrente antes de serem guardados na despensa ou na geladeira. Visto a necessidade urgente de economizar água, nossa orientação é que os alimentos sejam limpos com papel toalha umedecido em água e álcool líquido.

Para os alimentos que forem consumidos diretamente, como frutas, verduras e vegetais, use uma solução a base de cloro diluída em água e na quantidade indicada pelo fabricante. Os demais alimentos que não forem consumidos com a casca, como batatas e cebolas, limpe-os com um papel toalha umedecido.

Dica: Se for colocar frutas e demais alimentos na fruteira, deixe para higieniza-los apenas antes do consumo.

Compre potes de vidro ou de plástico e de diferentes tamanhos para guardar os alimentos e também as sobras de comidas. Separe potes de tampa azul para alimentos salgados e tampa verde para alimentos doces, por exemplo.

Para melhor visualização da geladeira e para que a porta fique aberta por menos tempo, guarde os alimentos mais altos no fundo das prateleiras e os mais baixos na frente. Se preferir, pode também colocar mais visível aqueles alimentos que mais são utilizados no dia a dia.

Nunca guarde panelas ou latas abertas na geladeira. Se precisar guardar sobras de comida e preferir guardar em pratos de louça, por exemplo, não se esqueça de passar um plástico de pvc para proteger o alimentos.

Lembre-se, nada pode ficar sem proteção. Os alimentos sempre devem ser armazenados envoltos em plástico pvc, em potes, garrafas ou em sacos plásticos. Não utilize papel ou embalagens de isopor em sua geladeira!

Dica: Para conferir se o eletrodoméstico está bem vedado, faça um teste colocando uma folha de papel entre a porta e a geladeira, depois feche-a. O adequado é que você não consiga puxar a folha. Caso contrário, chame um técnico e veja o que é preciso fazer! Permanecer com a geladeira mal vedada pode implicar em aumento do consumo de energia elétrica, além de perda no desempenho do eletrodoméstico.

Abaixo segue uma listinha de alimentos para serem distribuídos nas prateleiras, porta e gavetas da sua geladeira:

Primeira prateleira de cima para baixo:

Nesta prateleira acomode as proteínas tais como carnes, frios, queijos, comidas preparadas ou o resto destas.

Segunda e terceira prateleiras de cima para baixo:

Leite e derivados do leite como iogurtes e manteigas; Margarinas e ovos.

Dica: Os ovos devem ser armazenados nas prateleiras evitando assim a variação térmica. Guarde-os com a parte pontuda virada para baixo.

Gavetas

Se sua geladeira possui duas gavetas, separe uma para verduras e legumes e outra para frutas. Depois de higienizadas as verduras e os vegetais, seque-os e guarde-os dentro de sacos plásticos.

Porta da geladeira

Bebidas em geral, garrafas abertas e potes de molhos diversos.

Se precisar guardar jarras de sucos ou de água e estas não couberem na porta, acomode-as na última prateleira de cima para baixo.