PREPARANDO MASSA DE TAPIOCA SEM SEGREDOS. | ULTRABOX
PREPARANDO MASSA DE TAPIOCA SEM SEGREDOS.

Ingredientes

1 medida de polvilho doce
1 pitada de sal
1/2 medida de água filtrada

A medida vai depender da quantidade que você quer preparar. Para uma tapioca média, 1 xícara da goma é suficiente; mas se quiser, você pode preparar quantidades maiores e já deixar pronta em um pote bem fechado.

Comece colocando o polvilho doce em um recipiente, tempere com um pouquinho de sal e vá acrescentando a água aos poucos e mexendo com cuidado para integrar bem. Você vai obter uma massa estranha, meio seca, meio molhada, que deve descansar por mais ou menos uns 15 minutos para que o polvilho hidrate e fique mais solto. Se exagerar na água, é só acrescentar polvilho aos poucos.

A tapioca recheada é preparada diretamente em uma frigideira quente, sem qualquer tipo de gordura. Cubra o fundo da frigideira com a goma sem deixar buracos ou falhas na superfície e espere ficar firme (mais ou menos 4 minutos). Vire, coloque o seu recheio preferido (manteiga, queijos, queijo e presunto, calabresa moída, frango desfiado com catupiry, goiabada, leite condensado com coco, banana com canela etc.) e deixe por mais uns 2 minutinhos.

Eu prefiro a minha tapioca mais douradinha e crocante, então espero que comece a escurecer antes de virar pela primeira vez e mais um pouquinho depois de rechear.

Para deixar sua tapioca mais saudável, acrescente à goma diretamente na frigideira, 1 colher de sopa de semente de chia, linhaça ou flocos de aveia, quinoa ou amaranto. Isso faz com que o índice glicêmico da tapioca fique mais baixo, ou seja, o nível de glicose no sangue não sobe tão rápido, o que pode causar hiperglicemia em casos específico.

Fonte: Cozinhado para 2 ou 1