QUAL A MELHOR TÁBUA PARA CARNE: MADEIRA, PLÁSTICO OU VIDRO? | ULTRABOX
QUAL A MELHOR TÁBUA PARA CARNE: MADEIRA, PLÁSTICO OU VIDRO?

Confira abaixo as principais características, vantagens e desvantagens de cada tipo de tábua.

1 – O plástico não absorve a água fazendo com que as bactérias tenham um tempo maior de sobrevivência.

2 – A madeira absorve a água se secando mais rapidamente o que gera menor sobrevivência das bactérias.

3 – A madeira contem agentes naturais antibióticos que retarda o crescimento bacteriano.

Algo que se deve ter atenção é que o frango é um dos alimentos que mais contém bactérias, assim sendo o ideal é ter uma tábua para frango, outra para carnes e outra para vegetais, com isso, diminui-se o risco de bactérias nocivas.

O que vemos é que pelo ponto de vista microbiológico é que não importa quais tábuas você ira utilizar, o ideal é manter uma boa limpeza.

Plástico: Lave e  deixe de molho em água sanitária e água, fazer a lavagem e passar vinagre para retirar resíduos da água sanitária.

Madeira: Lave com água e sabão, passe limão ou vinagre para matar bactérias e seque sua superfície muito bem e passe óleo de cozinha para proteger a madeira.

Sabendo isso tudo sobre as tábuas de madeira e plástico o que sabemos sobre as de vidro? São geralmente lindas, e muito mais fáceis de limpar, basta lavar com água e sabão para estarem sem resíduos ou odores de outros alimentos. Por essa facilidade elas tem sido as preferidas no mercado, porém elas também acumulam bactérias como as outras e é necessário desinfetar frequentemente, o que pode ser feito com limão, vinagre, água sanitária diluída em água.

Pontos Negativos:

1 – Por conta do barulho, cortar algo em uma tábua de vidro pode ser desconfortável.

2 – Nas tábuas de vidro as facas perdem o corte mais rapidamente.

 

Fonte: Receitas de Minuto