Além de ter um significado religioso, a Páscoa também se tornou uma celebração em que se costuma presentear as pessoas queridas com chocolate. A cada ano que passa surgem novas guloseimas feitas a partir deste ingrediente como, por exemplo, bombons, trufas, colombas, entre outras. Mas se tem um artigo em especial que não pode faltar, este com certeza é o ovo de Páscoa.
A maioria das pessoas recorre aos supermercados e chocolaterias para adquirir os ovos de chocolate. Porém, há quem prefira confeccionar os seus próprios ovos. Caso você conheça receitas e tenha habilidade para fazer ovos de Páscoa, esta é uma boa alternativa para obter lucro nesta época do ano, fazendo o produto para uso próprio e também para comercializar.
Os ovos caseiros de Páscoa podem oferecer um sabor diferenciado e conquistar o público consumidor. Há diversas receitas que são práticas de fazer e que agradam o paladar de quem não abre mão de consumir chocolate nesta comemoração.
Para te ajudar a fazer e comercializar, iremos apresentar aqui algumas dicas e receitas de ovos de Páscoa. Confira as sugestões abaixo
1 – Cuidados Com A Preparação Dos Alimentos
Para trabalhar com alimentos que serão comercializados é necessário tomar o máximo de cuidado para preservar a qualidade dos produtos. Há várias medidas simples que podem ser tomadas, mas que são suficientes para proteger a mercadoria, preservar o sabor e evitar possíveis transtornos.
Em primeiro lugar, deve-se proteger as mãos e o cabelo, de modo que as impurezas não entrem em contato com os ingredientes. Portanto, utilize luvas de plástico e touca. Esta é uma das maneiras mais higiênicas de se preparar qualquer prato.
Além disso, também é necessário manter os recipientes e talheres limpos. O ideal é higienizar a cozinha antes de começar o preparo dos ovos de Páscoa, assim evitam-se possíveis transtornos.
Outro fator importante é avaliar a validade dos ingredientes que serão utilizados para confeccionar os produtos. Portanto, ao adquirir as mercadorias dê preferência para os itens que têm prazo de validade distante.
– Use equipamentos de proteção;
– Mantenha a cozinha limpa e organizada;
– Fique atenta ao prazo de validade dos ingredientes usados nas receitas.
2 – Local Para Preparar Os Ovos De Páscoa
Saiba que não é necessário contar com um espaço especial para fazer ovos de Páscoa, uma cozinha tradicional já é o suficiente, pois os equipamentos utilizados são os mais básicos possíveis, o que todo mundo tem em casa.
Com relação ao local que será utilizado, a única dica é mantê-lo organizado e limpo, pois isto traz mais praticidade e agilidade para que a pessoa possa desenvolver as suas atividades.
– Use a cozinhar comum para preparar os ovos de Páscoa;
– Deixe o local limpo;
– Organize o espaço.
3 – Equipamentos Para Fazer Os Ovos De Páscoa
A princípio os itens utilizados para fazer os ovos são simples e qualquer pessoa pode ter em casa como colheres, tigelas, copos para medidas, entre outras coisas. Porém, há dois artigos que são de fundamental importância para executar as receitas de maneira adequada.
O primeiro deles é a tábua de mármore, esta superfície serve para dar o choque térmico no chocolate quente e modificar a sua textura. Caso a pessoa não tenha uma mesa feita neste material, o mais indicado é adquirir em casas de material de construção um quadro médio de mármore comum.
O segundo artigo que não pode faltar é a fôrma para dar formato ao ovo. Estas peças são confeccionadas em plástico e podem ser encontradas em diversos tamanhos, podendo ser compradas em supermercados e lojas de acessórios para cozinha, tendo um preço bastante acessível.
4 – Receitas De Ovos De Páscoa
Ovo de Páscoa com chocolate branco
Para fazer esta receita será necessário contar com os seguintes ingredientes:
– 200 g chocolate branco
– 500 g de chocolate meio amargo
– Fôrmas de ovo de Páscoa tamanho médio
Como fazer
Pegue os 150 g de chocolate meio amargo e coloque em um recipiente plástico, leve ao forno micro-ondas e deixe por aproximadamente 8 minutos ou até que derreta completamente. Feito isso, retire o chocolate do forno e coloque sobre a superfície de mármore, com a ajuda de uma espátula mexa até que a consistência engrosse e fique fria.
Agora, disponha as fôrmas sobre a mesa e despeje uma camada de chocolate derretido, retire o excesso e leve à geladeira por aproximadamente 5 minutos, depois retire e coloque a segunda camada, repita o mesmo procedimento levando para a geladeira por mais 15 minutos ou até que a fôrma adquira uma cor esbranquiçada. Após este tempo, retire as formas da geladeira e desenforme cuidadosamente, reserve os ovos de chocolate.
Na etapa seguinte é necessário fazer o recheio. Portanto, coloque os 100 g de chocolate ao leite em um recipiente plástico, leve ao forno micro-ondas e deixe derreter por aproximadamente 8 minutos.
Quando isso acontecer, retire do forno e acrescente à tigela 1 lata de creme de leite, 1 dose de licor de cacau, 1 colher de sopa de mel. Com a ajuda de uma colher mexa até que a mistura fique homogênea. Leve o conteúdo à geladeira, deixando esfriar por aproximadamente 10 minutos.
Para finalizar, coloque a mistura dentro dos ovos, feche as duas metades e embrulhe. Feito isso, o produto estará pronto.
5 – Embalagens Para Os Ovos De Páscoa
Para que os ovos possam ser comercializados ou até mesmo dados de presente a alguém é necessário contar com uma embalagem. O embrulho pode ser feita com materiais simples e que podem ser adquiridos por um preço acessível. Os artigos utilizados são papel laminado e papel de embrulho de plástico, estes podem ser comprados em supermercados ou papelarias.
É necessário usar uma folha de cada papel para embrulhar. Portanto, coloque o ovo no centro do papel laminado e dobre as laterais. Corte o excesso. Depois, coloque-o no centro do papel embrulho e puxe as pontas para cima. Para finalizar, amarre com uma fita plástica. Feito isso, o produto estará bem protegido e pronto para ser comercializado.
– Faça embalagens;
– Use papel laminado e papel de embrulho de plástico para confeccionar as embalagens.
6 – Como Comercializar Os Ovos De Páscoa
Após todo este trabalho é necessário vender as mercadorias. A primeira e mais funcional dica é começar a oferecer os produtos para as pessoas mais próximas e conhecidas. Portanto, conte aos seus amigos e vizinhos que você está fazendo ovos de Páscoa para vender.
Caso a pessoa more próximo à mercearias e bancas de doce, pode-se tentar fazer parcerias com estes estabelecimentos comerciais. Dessa maneira, vende-se para os comerciantes para que as mercadorias sejam revendidas por um preço mais elevado.
Também é possível trabalhar sob encomenda. Neste caso pode-se oferecer o produto para instituições. Como a produção será feita em um número maior, pode-se fazer um preço especial.
Com relação ao preço dos ovos de Páscoa, saiba que a quantia a ser cobrada pode variar, pois os ingredientes utilizados são comprados por valores diferentes. Portanto, o ideal é estabelecer um preço para cada sabor, assim cobra-se um valor justo para o seu trabalho e para o consumidor, podendo ser de R$ 10,00 a R$ 25,00.
– Ofereça o produto para as pessoas conhecidas;
– Faça parecerias com estabelecimentos comerciais;
– Cobre um preço justo.
7 – Como Divulgar O Produto
Uma das etapas mais importantes é a divulgação das mercadorias, pois, afinal, para que as pessoas se interessem em comprar é necessário que elas saibam da sua existência.
Sendo assim, o mais indicado é utilizar o tradicional “boca-a-boca”, ou seja, comunique aos conhecidos e desconhecidos sobre a sua atividade, informe os sabores dos ovos de Páscoa produzidos e também os valores cobrados.
Por fim, também é possível utilizar a internet, o que ajuda a expandir o público ao se divulgar a mercadoria. Nesse caso, o mais recomendado é abrir uma página em uma rede social, na qual a maioria das pessoas está concentrada e neste local, coloque informações relevantes como os sabores fabricados e os preços.
– Divulgue pessoalmente o produto;
– Use a internet para divulgar a mercadoria.
Os ovos de Páscoa podem ser feitos tanto para uso pessoal quanto para comercialização e, muito embora sejam comprados intensamente na Páscoa, existem pessoas que compram durante o ano todo.
Experimente por em prática as receitas passadas nesse artigo e aproveite o incrível doce que você irá fazer.
DICA IMPORTANTE!
Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!
Fonte: Novo Negócio